banner

“Não existe planeta B”, alerta Ban Ki-moon

Crédito: Divulgação

Líder global fez a palestra magna da noite de abertura da Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias

Reconhecido como um dos maiores líderes globais na defesa do desenvolvimento sustentável e da proteção do meio ambiente, o 8º secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, foi a principal atração da noite de abertura da Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias. O evento está acontecendo no Hangar Centro de Convenções & Feiras da Amazônia, em Belém (PA).

Ao traçar um paralelo entre o atual quadro climático do planeta e as metas estabelecidas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o keynote speaker foi incisivo ao afirmar que, nos últimos anos, a humanidade deu grandes saltos no campo do desenvolvimento, como a redução em 50% da taxa de mortalidade infantil e em 45% do óbito materno, mas ainda há muito trabalho a ser feito.

“Nosso planeta está em chamas. Uma vez que a crise climática está se agravando com o aumento das temperaturas, do nível do mar, incêndios… Tudo isso destaca a interconexão que existe entre todos os seres. Ninguém vive numa ilha e esses eventos deixaram claro que precisamos de soluções colaborativas para enfrentar os problemas que agora enfrentamos. Tais soluções precisam estar centradas no aprimoramento da sustentabilidade, da saúde e da segurança para todas as pessoas em todos os lugares”, elencou o líder global.

O 8º secretário-geral da ONU destacou também que a crise climática está em todas as partes do mundo e sua superação depende de mais ambição, ação e vontade política. “Se não agirmos agora, a sobrevivência da humanidade estará em grande perigo. No cerne dessa questão, não há outro caminho a não ser reduzir drasticamente as reduções de carbono no nosso planeta”, alertou.

O palestrante convocou todos os presentes a agirem para proteger a viabilidade de manutenção da vida e do nosso planeta. “Não temos um plano B porque também não temos um planeta B. Há milhões de estrelas, mas, até agora, os seres humanos não conseguiram descobrir outro planeta; este é o único onde temos oxigênio, água e tecnologia”, ponderou. “Temos que assegurar que nossa Terra deve ser mantida de forma sustentável e próspera”.

Durante sua fala, Ban Ki-moon ainda fez um balanço dos 10 anos em que permaneceu à frente das Nações Unidas, destacando as ações de combate à fome, à pobreza e, principalmente, de empoderamento e desenvolvimento de meninas e mulheres. “A luta pela igualdade de gênero foi a prioridade que me orientou. Por isso, criamos a ONU Mulheres”, citou.

No encerramento, o 8º secretário-geral da ONU encorajou os presentes a colaborarem para a construção de um planeta melhor, ainda que isso signifique atravessar mares, fronteiras, gerações. “Isso impulsionará a sustentabilidade e a ação coletiva em um mundo cada vez mais fragmentado”, concluiu.

Sobre Ban Ki-moon

Durante seus 10 anos como secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon dedicou-se a estabelecer acordos internacionais que orientassem o futuro do planeta. Seu legado inclui a criação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a assinatura do Acordo de Paris sobre Mudanças Climáticas e a Convenção de Minamata sobre Mercúrio.

Sobre a Conferência

A Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias é promovida pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), organização sem fins lucrativos, que reúne mais de 130 empresas e instituições que atuam no setor mineral e assumiram o compromisso de proteger a Amazônia. O IBRAM e seus associados estão comprometidos com inovações no setor e com a difusão das melhores práticas empresariais e ambientais.

O evento reúne representantes dos povos da floresta, da sociedade civil, academia, setores públicos e privados na capital paraense para tratar de questões que envolvem meio ambiente, economia e desenvolvimento sustentável.

Acompanhe a Conferência nas redes sociais

https://linktr.ee/amazoniaenovaseconomias

Contato

Assessoria de Comunicação
imprensa.conf@oficina.ci

Ana Flávia Flôres
ana.flores@temp.oficina.ci
+55 61 98165-3935

João Freire
joao.freire@temp.oficina.ci
+55 61 99252-5298

PATROCINADORES

Master

Platina

Bronze

Energia

Lítio

APOIO

Institucional

Composição Cultural

Pular para o conteúdo