banner

G1 | Conferência internacional debate sobre desenvolvimento econômico e social da Amazônia, em Belém

Crédito: Agência Brasil – EBC

Representantes dos povos da floresta, da sociedade civil, academia, setores públicos e privados participam do evento. O primeiro-ministro da Grã-Bretanha, Tony Blair e o ex-secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, também estarão presentes.

Belém recebe a partir desta quarta-feira (30) a “Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias”. Durante três dias, no Hangar, os participantes vão debater sobre melhores práticas para o desenvolvimento econômico e social da região.

Representantes dos povos da floresta, da sociedade civil, academia, setores públicos e privados participam da Conferência.

Entre os temas em debate estão: novas economias, bioeconomia, economia circular, minerais estratégicos, mercado de carbono, economia solidária, ESG, combate aos crimes ambientais.

O objetivo da conferência internacional “é encontrar soluções para a manutenção da floresta e colaborar com a construção de uma agenda verde para a transição econômica”.

O evento ocorre no mesmo mês da realização da Cúpula da Amazônia, que reuniu diversos chefes de estados dos países da região amazônica e representantes da sociedade civil em Belém.

A Cúpula foi articulada pelo presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para discutir as metas para os países amazônicos e para preservação do meio ambiente diante da crise climática.

Diversidade de públicos

Dos 180 palestrantes confirmados, 33% são representantes de organizações não governamentais; 28% do governo federal; 24% da iniciativa privada; 9% de governos estaduais e municipais; 8% de povos tradicionais; e 6% da academia.

Conferência vai reunir pessoas do Brasil, Canadá, Inglaterra, França, Suíça, Coreia do Sul e Colômbia.

Palestrantes internacionais

evento também traz grandes figuras públicas internacionais, como o primeiro-ministro da Grã-Bretanha, Tony Blair; o ex-secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon; o presidente da Colômbia, Iván Duque; e o embaixador da Unesco para a Sustentabilidade, Oskar Metsavaht.

A Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias é promovida pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), organização sem fins lucrativos que reúne mais de 130 empresas e instituições que atuam no setor mineral.

https://g1.globo.com/pa/para/noticia/2023/08/30/conferencia-internacional-debate-sobre-desenvolvimento-economico-e-social-da-amazonia-em-belem.ghtml

PATROCINADORES

Master

Platina

Bronze

Energia

Lítio

APOIO

Institucional

Composição Cultural

Pular para o conteúdo