banner

Belém receberá presidente colombiano e ex-secretário da ONU

Iván Duque e Ban Ki-moon são algumas das lideranças globais que vão estar na capital paraense para a Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias, a partir de 30 de agosto.

Após o anúncio de Belém como futura sede da COP-30 em 2025, o Estado do Pará entrou em definitivo na rota dos grandes eventos internacionais, em especial dos que abordam a temática do meio ambiente e sustentabilidade, com foco na Amazônia.

O presidente da Colômbia (2018-2022), Iván Duque, será o palestrante de destaque do terceiro e último dia da Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias, em Belém, de 30 de agosto a 1º de setembro.

Com 42% do território formado pela floresta amazônica, a Colômbia enfrenta desafios semelhantes aos do Brasil no que se refere à adoção de uma agenda verde que viabilize o desenvolvimento socioeconômico da região e a conservação da floresta.

No período em que presidiu a Colômbia (entre 2018 e 2022), Duque buscou fomentar a cooperação internacional para proteger a Amazônia. Com o discurso de que proteger a floresta é um dever moral dos países que a abrigam, seu governo focou em iniciativas como o desenvolvimento de cadeias produtivas sustentáveis e o impulsionamento do ecoturismo na região.

Além do presidente colombiano, também estão confirmadas as presenças de lideranças globais como o 8º Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon; o presidente do ICMM, Rohitesh Dhawan; o embaixador da UNESCO para a Sustentabilidade, Oskar Metsavaht; Neidinha Suruí, ativista na Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé, além de representantes dos povos da floresta, da sociedade civil, academia, setores públicos e privados.

Entre os temas a serem debatidos pelos participantes, estão novas economias, bioeconomia, economia circular, minerais estratégicos, mercado de carbono, economia solidária, ESG, combate aos crimes ambientais, entre outros. Durante todo o tempo, o foco será encontrar soluções para a manutenção da floresta em pé e colaborar com a construção de uma agenda verde para a transição econômica.

CONFERÊNCIA

A Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias é promovida pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), organização sem fins lucrativos que reúne mais de 130 empresas e instituições que atuam no setor mineral e assumiram o compromisso de proteger a Amazônia.

A participação na Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias é gratuita, as vagas são limitadas e qualquer pessoa pode se candidatar para o evento. A pré-inscrição deve ser feita na área de cadastro do site oficial, onde também estão disponíveis mais informações como programação, palestrantes e local da conferência.

https://dol.com.br/noticias/para/821218/belem-recebera-presidente-colombiano-e-ex-secretario-da-onu?d=1

Contato:

Para inscrições e informações gerais sobre a Conferência, fale com o IBRAM:
+55 31 2626-8036 | secretaria@ibram.org.br

Assessoria de Comunicação
imprensa.conf@oficina.ci

Ana Flávia Flôres
ana.flores@temp.oficina.ci
+55 61 98165-3935

João Freire
joao.freire@temp.oficina.ci
+55 61 99252-5298

PATROCINADORES

Master

Platina

Bronze

Energia

Lítio

APOIO

Institucional

Composição Cultural

Pular para o conteúdo