banner

II Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias é destaque no site de Veja

O site da revista Veja publicou nesta segunda-feira (7/10), na coluna Negócios, Mercados & Cia, da jornalista Neuza Sanches, matéria que destaca a mobilização da sociedade para a realização da ‘Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias’ em novembro, entre os dias 6 e 8, em Belém (PA).

A inscrição é gratuita, clique aqui e saiba mais informações.  

Grandes marcas como Vale, Itaú, CNI, Senai, Sesi, Aberje, Hydro, BHP, Alcoa, IBRAM, além de ONGs, governos, ambientalistas e acadêmicos estão envolvidas na realização da Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias. O evento terá a participação confirmada de indígenas, quilombolas, povos ancestrais, ribeirinhos, acadêmicos, jornalistas, empresários, ambientalistas, governo, parlamentares, diplomatas, entre outros públicos.

Esta será a segunda edição e contará com mais de 130 palestrantes, incluindo Laurence Tubiana, CEO da Fundação Europeia do Clima, que teve papel crucial na negociação do Acordo de Paris. 

A pauta foi organizada a partir de sugestões de mais de 80 representantes de diversos setores. A programação aborda muitos assuntos, tais como: Crime ambiental em territórios protegidos e indígenas; A conservação da biodiversidade e a reversão do tipping point/ponto de não retorno da Amazônia; Os desafios do desmatamento zero em 2030; Os desafios das Novas Economias da Amazônia: Biotecnologia; O conflito entre mineração e garimpo ilegal na Amazônia; A Agenda de Transição Energética, os desafios globais e o papel do Brasil. 

A expectativa é que as conclusões desta conferência sejam aproveitadas para as discussões e encaminhamentos durante a COP30, a conferência da mudança climática das Nações Unidas. Ela também acontecerá em Belém, em novembro de 2025.

A Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias tem a parceria do governo do Pará. É apresentada por Vale e tem como patrocinadores: BHP (categoria master); Hydro (categoria premium); Itaú e MRN (categoria Belém); Alcoa (categoria gestão de resíduos); FIEPA (categoria indústria). Os apoiadores institucionais são: CNI, CEBDS, Aberje, Uma Concertação para a Amazônia. Também figuram como apoiadores o Sesi e o Senai. A Latam é a companhia aérea oficial.

Clique aqui e acesse a matéria na íntegra no site de Veja – https://veja.abril.com.br/coluna/neuza-sanches/meio-ambiente-empresas-se-antecipam-a-cop-30-para-proteger-a-amazonia/